My Menu

Paragraph

domingo, 30 de março de 2014

Quem são os macacos?

Na página de uma comunidade do Facebook chamada: A Mulher negra e o Feminismo, pode-se ver a postagem abaixo, a qual fala de um caso muito sério, que vem desde o início da rivalidade entre gremistas e colorados. E atual já que um grande problema hoje em dia nos estádios de futebol é o racismo contra jogadores e juízes. Abaixo o texto tirado da página citada acima, e sua fonte original a, ZERO HORA, e após, minhas considerações.
Por muitos anos a torcida do Grêmio tem um canto que diz "chora macaco imundo". É um canto racista e estúpido, mas alguns torcedores dizem que é uma tradição que não tem intencionalidade racista. Mas sim ela tem e esse racismo não pode ser ignorado, visto como um costume. Pensem com quantos quilos de medo se faz uma tradição? Hoje de novo a torcida do Grêmio foi racista, um grupo de torcedores imitou o som de macacos para ofender o zagueiro Paulão do Internacional em um Grenal na Arena. Um torcedor chegou a falar na cara do jogador que ele era macaco. Até quando essa ignorância vai continuar dentro dos estádios brasileiros, principalmente gaúchos, até quando o racismo vai ser visto como brincadeira? NÃO PASSARÃO!
Paulão sentiu o peso do racismo quando deixava o gramado da Arena. Ao olhar para a torcida do Grêmio, viu que um grupo imitava o som de macacos. Numa resposta carregada de ironia, o zagueiro aplaudiu.Seu gesto desencadeou a ira de um torcedor, que descarregou impropérios:
— Paulão, tu é macaco. Tu é macaco.
— Que bonito. Esta é a tua contribuição para melhorar a sociedade — reagiu o jogador.
Paulão só se acalmou quando entrou no corredor que levava à sala antidoping. E sorriu ao receber um abraço do segurança Fernandão, do Grêmio.
O volante Willians era pura revolta ao comentar o ocorrido.
Indagado por uma repórter, teve com ela o seguinte diálogo:
— Um cara ali teve uma atitude racista — disse o volante
— O que ele fez? — indagou a repórter.
— Aquele gesto que todo mundo sabe o que é. U-hu. U-hu. Todo mundo sabe que quem faz isso é macaco. Torcida de m.. — desabafou Willians, antes de se afastar.
Informado sobre o ocorrido, D'Alessandro, que vinha logo atrás, lamentou:
— Coisa triste. Não tinha que ter acabado assim. Foi um jogo bonito.
Fontes: 
O racismo, é u mal terrível junto á outros fatores como religião e situação sócio econômica causou o genocídio anti-semita, na Alemanha da 2° Guerra Mundial e em vários lugares da Europa. O racismo gerou escravidão humana no mundo por séculos. É coisa retrógrada e nefasta! Só um ser humano com mente de baixa consciência intelectual é capaz de ter valores, tão pobres. Em pleno século 21 ao passo que o homem vais desbravando o universo a passos curtos, mas grandiosos e buscando evoluir cada vez mais, e ter valores mais nobres. Isso é coisa de Neanderthais, de gente primitiva não é atitude de cristãos. Quem é o macaco? Me parece bem óbvio que são estes seres de mente pouco evoluída e preconceituosa. "Os racistas"!    
Eu tenho a pele branca, minha falecida avó paterna, era bem morena se eu fosse identificar a raça dela (onde corria do sangue de índios portuguese e negros) eu diria que ela era negra, meu pai e bem moreno eu digo que ele é negro. Nunca me identificaria como pardo. Pois não acho digno uma pessoa para não admitir ser negra, por não ser branca e entra em cotas se dizer parda! Se não me considerarem, branco apenas pela minha cor de pele. E ninguém de pele negra se opor. Eu por minhas raízes tenho orgulho de dizer; _SOU NEGRO! MINHA RAÇA É NEGRA!
Estamos "De Olho" no racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ! Gosto de ser criticado para melhorar sempre mais. Grato!

Aviso

Quando você assistir vídeos, das barras de vídeo, role a barra de rolagem para cima, para achar o vídeo selecionado. Grato!